Objetivo

     Bom, começo esta nova empreitada descrevendo o objetivo deste blog. Os estudos sobre a bruxaria são escassos no Brasil, principalmente no que se refere a produção de pesquisa sobre bruxaria e paganismo moderno. As prateleiras das livrarias estão abarrotadas de livros sobre bruxaria, wicca e seus derivados, mas quase nada que contemple esse fenomeno histórico sob uma perspectiva mais crítica e academica, com o presente blog pretendemos discutir o assunto e possivelmente remediar essa situação atual. Antes de mais nada gostaria de citar aqui o livro do Prof. Doutor Carlos Roberto Figueiredo que é um dos poucos professores de História que estuda o tema no Brasil com brilhante erudição. Como ele mesmo aponta em seu belo livro "Bruxaria e História" (2004, p.75), o estudo deste fenomeno tem perpassado e ainda continua se enveredando por cinco caminhos:

1- Virtualmente ninguém acreditava na bruxaria, que foi uma abominável fraude cometida pelos inquisidores e teólogos a seu serviço, que provocaram o pânico para aumentar o seu poder e riqueza.
2- As crenças e práticas bruxescas como descritas nos registros dos tribunais, existiam e o culto ao Diabo era uma realidade.
3- Encantamentos e rituais são práticas não só reais, mas sobrenaturais, testemunhos dos poderes de bruxos e bruxas.
4- Um culto mágico explícito existiu, virtualmente intacto desde os tempos imemoriais.
5- Muita gente (inclusive júizes e teólogos), iludida por uma atmosfera superticiosa, acreditava no que pessoas perturbadas mentalmente diziam de si mesmas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feministas menos religiosas?

A vida de Carlos Magno contada por um mago