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Mostrando postagens de maio 9, 2010

Eventos passados e futuros.

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No dia 25 de outubro de 2009 aconteceu em São Paulo o "Pagan Pride Day" (O dia do orgulho pagão). Evento interessante, onde tive oportunidade de fazer algumas fotos e entrevistas para minhas pesquisas. Aos poucos vou postando algumas coisas do material. Agradeço a todos aqueles que foram atenciosos e me autorizaram a filmar e fotografar. E a Claudiney Prieto pela entrevista sobre o "Pagan Pride Day" no Brasil. Algumas fotos estão disponibilizadas no slide abaixo.  E aproveitando que estamos falando de eventos, nesse mês de maio acontece um evento sobre paganismo e meio ambiente. Para mais detalhes clique no endereço do evento: http://www.pagaospelaterra.com.br

Esse já é um clássico sobre a inquisição e a atuação do Santo Ofício no Brasil

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Os estudos sobre Inqusição ganham cada vez mais espaço no Brasil, a produção tupiniquim não deixa nada a desejar quando o assunto é perseguição em terras tropicais. Ronaldo Vainfas, Laura de Mello e Souza, Bruno Feitler, Geraldo Pieroni, são apenas alguns dos muitos historiadores que se dedicam a capítulos dessa nossa história, recentemente foi lançado um livro importante sobre os estudos inquisitoriais no Brasil, A Inquisição em Xeque : Temas, Controvérsias, Estudos de caso . Além disso alguns clássicos estão sendo reeditados, por exemplo a grande obra da historiografia brasileira (e esse é um dos meus preferidos) O Daibo e a Terra de Santa Cruz. E agora foi reeditado em 2009 um livro clássico e um dos primeiros sobre o assunto, Inquisição: prisioneiros do Brasil: séculos XVI a XIX, de Anita Waingort Novinsky. O livro é uma lista de processo muito interessantes que compreendem os séculos cittados no título. Eu na verdade gosto muito dessa área de estudo. Quando começei a graduação em

Pagão: um termo de difícil definição

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Claro que não tenho a minima pretensão de encerrar um debate sobre o conceito do termo pagão num pequeno artigo, pelo contrário, acredito que a busca de um conceito para esse termo está longe de ter uma definição satisfatória num amplo consenso, essa é apenas mais uma explicação, sobre o termo, a definição não varia apenas de acordo com a ótica abordada mas também do período que a corresponde, por exemplo daqui a alguns anos pode ser que pagão se refira especificamente a um conjunto de crenças definidos, quem pode saber? Mas por enquanto lanço um resumo aqui do que entendo pelo termo através de algumas leituras. Por muito tempo vários autores (incluem-se aqui desde Michelet a Murray) afirmaram que o termo paganu, derivou-se da palavra "rústico", componês, morador do campo, sendo assim era utilizado dentro de um contexto de triunfo religioso, no caso aqui triunfo cristão, tendo o catolicismo como religião dominante, restrita principalmente às zonas metropolitanas, é a fé urban

Apontamentos sobre a História da wicca, interpretações sociológicas com base na Religião como escolha racional.

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Janluis Duarte em uma dissertação sobre a formação da wicca nos anos iniciais buscou uma interpretação que levasse em conta os aspectos de invenção das tradições colocados por Hobsbawn, a primeira vista é tentador inserir a wicca nesse quadro metodológico, mas torna-se um exercício que beira o efêmero na medida em que o livro de Hobsbawn da destaque muito mais a símbolos nacionais e políticos do que a questões religiosas. Portanto entendemos que explicar a wicca somente por seus símbolos e elementos é apenas uma parte de um todo que compõe sua formação, sendo assim acreditamos que a noção de invenção das tradições cabe muito bem no estudo do paganismo moderno de viés romântico característico da Europa do século XIX onde a noção de paganismo estava muito mais ligada a valores estéticos, morais e políticos do que religioso, mas parando-se por aí. Janluis ao contrário continuou sua análise levando-se em conta a invenção das tradições na análise da formação da wicca, ou seja continuou util