Foi lançado o número atual da REVER. Título: Desigualdade de Gênero e Religião. A sessão temática foi organizada por Maria José Rosado e Paula Leonardi
Imagem: Women's International Terrorist Conspiracy from Hell - W.I.T.C.H O artigo de Kristian Aune publicado em 29 de março de 2011 no "guardian.co.uk" é no mínimo provocador, pelo menos a primeira vista. O título: Por que as feministas são menos religiosas? Dentro de um contexto pagão do qual estamos acostumados a discutir e debater pode parecer quase que como uma afronta ao príncipio da feminilidade que, ao longo da construção do paganismo moderno tornou-se tonou-se quase que como o próprio princípio básico do movimento. Pelo menos dentro de uma tendência mais diânica, cuja as raízes mais radicais podem ser recuadas até as adeptas da tradição "reclaiming", a noção de espiritualidade feminina representada na figura da Deusa (ou seus arquétipos, como preferem muitos wiccanos de tendência diânica) é quase que uma unânimidade dentro da religiosidade wiccana. Claro que num primeiro momento chama a atenção o título do artigo por pressupor uma falta de religiosi...
Ontem assisti ao filme Caça as bruxas, pensei em não escrever nada sobre o filme, (não sou critico, nem um fanático por cinema) mas andei lendo algumas críticas sobre ele e resolvi dar minha opinião. A maioria dessas críticas são relativas a imagem negativa que se tem da bruxaria, outra dessas críticas é relacionada a produção estética do filme, jogo de luz, fotografia, etc. Sinceramente não presto muito atenção em detalhes tão minuciosos como “jogos de luz”, ou coisa do tipo, então não posso opinar sobre esses assuntos. Fui ver ao filme com a intenção de ver se existia uma imagem distorcida da bruxaria, como andei lendo. Vamos aos pontos. Primeiro, o filme começa mostrando uma aldeia em 1235 d.C, entre 1227 e 1235 foi estabelecida a Inquisição papal. Nesta época a mínima suspeita já era prova suficiente para se executar o suspeito. Aliás, “os bispos foram encorajados a ampliarem suas próprias inquisições” (Russel e Alexander 2007, 76), deve ser por isso que a primeira cena do fi...
Segundo Rodney Stark (2006, p.30), “a base para o sucesso de um movimento são as redes sociais, ou seja, uma estrutura que o autor chama de vínculos interpessoais íntimos e diretos. Gerald Gardner a exemplo disso, não converteu no principio da wicca pessoas desconhecidas. Patrícia Crowther, uma das figuras mais famosas da wicca, conheceu Gardner através de seu futuro esposo, Arnold Crowter, velho amigo de Gardner (CROWTHER, 200, p.22). Jeffrey B. Russel e Brooks Alexander (2008, p.177) descrevem que no final de sua vida, “Gardner iniciou e treinou pessoas para agirem como propagadoras e propagandistas de sua doutrina”. A wicca em seus primeiros anos estava então vinculada a uma rede social que foi se expandindo, pois À medida que o movimento cresce, sua face social se amplia na mesma proporção. Em outras palavras, cada novo membro expande o tamanho da rede de vínculos entre o grupo e os mais propensos a se converterem (STARK, 2006, p. 31...
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