A fonte da donzela (1959) de Ingmar Bergman

Alguns dias atrás assisti novamente a um filme do famoso cineasta sueco Ingmar Bergman, "A fonte da donzela" (JungfruKällan - 1959, em inglês, "The virgin spring"), um belíssimo filme, assim como tantos outros de Bergman. Sinceramente, ouvia muita gente falar de Bergman, principalmente na faculdade, mas nunca tinha passado de "O sétimo selo", filme obrigatório nas aulas de História sobre a crise do século XIV. Aliás quando vi a primeira vez achei entediante (adolescentes e filmes preto e branco, não combinavam na minha época). Mais tarde porém, o filme tornou-se uma obra-prima e agora são meus alunos que são obrigados a vê-lo (adolescentes e filmes preto e branco ainda não continuam  combinando). Foi há uns 3 anos que eu realmente comecei a buscar mais filmes de Bergman, mas o estopim para essa busca foi "A fonte da Donzela". Meu reencontro com o cineasta, ocorreu mais uma vez como apoio pedagógico. Numa aula sobre a relação do Cristianismo e Paganismo, os alunos me perguntaram se não havia um filme sobre essa temática. na verdade há vários se procurarmos, mas muitos filmes não vão muito além do âmbito da dinâmica da ação. Enfim eu queria um filme que explorasse a tensão entre a religiosidade cristã e pagã de uma forma mais subjetiva e um pouco mais aprofundada, mas ao mesmo tempo um filme que me permitisse ir além do que estava sendo exibido, e assim eu pudesse fazer interpretações mais livres (acho que o filme em sala de aula deve ser trabalhado dessa forma), assim como havia feito com "O sétimo selo" (um filme que trabalha tanto a crise do século XIV como outros temas dependendo das relações propostas pelo professor). Procurando um filme, encontrei esta obra de Bergman. Com um enredo muito simples, mas cheio de colocações interessantes, o filme é um drama que se passa na Idade Média, mais especificamente na Suécia do século XIV. Não sei se há uma relação entre a Idade Média proposta por Bergman e seu contexto contemporâneo. Se formos comparar com o "O Sétimo selo" pode ser que haja, já que o contexto medieval parece ser uma forma de Bergman colocar as aflições do mundo que o cerca. Não tenho como avaliar isto no caso de "A fonte da Donzela". Este filme é uma adaptação da balada medieval "Töres Von Vänger dotte" ( A filha de Töre de Vanger). Pesquisando algumas informações sobre a questão do Paganismo e Cristianismo encontrei este artigo escrito por Edilson Baltazar Barreira Junior, "Entre Cristo e Odin: cristianismo e paganismo no filme A fonte da donzela de Ingmar Bergman". Melhor do que eu escrever é indicar esta bela análise.
 
Download:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feministas menos religiosas?

A vida de Carlos Magno contada por um mago