Estudos sobre Wicca

Em outubro (29-31) desse ano, vai acontecer na USP o 1 Simpósio Internacional da ABHR (Região Sudeste). "O tema escolhido foi Diversidades e (In)Tolerâncias Religiosas, dada a urgência em se aprofundar os estudos sobre as diferentes (im)possibilidades e obstáculos à livre manifestação religiosa de sujeitos sociais na sociedade do tempo presente.    Assim,  o 1º Simpósio Internacional da ABHR / 1º Simpósio Sudeste da ABHR pretende apresentar e aprofundar temas associados à (in) tolerância, discriminação e/ou violência a diversas pessoas, como os fiéis de religiões afro, afro-brasileiras, orientais e de novos movimentos religiosos (NMR), a crentes e a descrentes. As reflexões também incidirão sobre a discriminação em razão de marcadores sociais como identidades de gênero e orientações sexuais, imbricações da religião com a política, deslocamento físico e identitário de fiéis e instituições, e teoria e metodologia dos estudos sobre religiões e religiosidades. Este evento marcará também a primeira mostra cultural e artística da ABHR, o Fazendo Arte, que apresentará intervenções, leituras dramáticas e exposições" 
É com grande prazer que escrevo sobre este evento, primeiro pelo fato de que o tema é de suam importância no atual cenário dos estudos sobre religião no Brasil e segundo pela razão de que temos um GT sobre Wicca:  "Bruxaria à Brasileira: A presença da Wicca no Brasil" Coordenado por mim, Celso Luiz Terzetti Filho (PUC/SP) e Janluis Duarte (UNB). Convido aqui todos os interessados a participarem, e também faço um convite para todos os que pesquisam sobre o tema, não só da Wicca como o neo paganismo em geral a se inscreverem em nosso Grupo de Trabalho. Acredito que se faz necessário fortalecemos e estreitarmos os laços entre os pequisadores que trabalham com Wicca. Abaixo seguem os links para o evento e a ementa de nosso GT:



Hoje a Wicca é uma Religião que cada vez mais busca se fazer presente no espaço público brasileiro. Temos visto nos últimos anos a emergência de associações, igrejas e grupos que buscam se organizar e participar do diálogo inter religioso. Na mesma medida tem-se ampliado o número de estudos sobre essa Religião e os pesquisadores brasileiros vão tentando aos poucos buscar seu espaço nas discussões internacionais. É por esses motivos que acredito que um Grupo de Trabalho voltado ao estudo acadêmico da Wicca seja tão importante e necessário nesse momento.

Celso Luiz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feministas menos religiosas?

A vida de Carlos Magno contada por um mago