História das Religiões

Esse livro chega em ótima hora no cenário dos atuais estudos sobre religiões no Brasil. "História das Religiões: Perspectiva histórico-comparativa" vem preencher uma lacuna no campo historiográfico e no campo da Ciência da Religião. Este é o sétimo livro da série "Repensando a Religião" da Editora Paulinas. E para tratar do tema, nada melhor do que ler as palavras de quem realmente entende e do assunto quando se fala sobre História das Religiões, Adone Agnolin, professor de História Moderna da USP. Sua grande contribuição, a meu ver, está em trazer aos leitores e pesquisadores brasileiros uma análise didática do desenvolvimento da disciplina, mostrando sua formação e relacionando-a com outros campos que também enveredam no estudo da Religião. É importante e pontual sua busca em aproximar o leitor/pesquisador do enfoque da escola italiana de História das Religiões. Abaixo segue uma descrição retirada do site da Paulinas:
 

"História das Religiões" é uma síntese abrangente e inédita para o público brasileiro da perspectiva histórico-religiosa realizada pela Escola Italiana de História das Religiões. Na primeira parte, são oferecidos os fundamentos básicos dessa disciplina e metodologia de estudos extremamente profícuas e urgentes, não somente para o estudante do curso de História, mas geralmente para o de Ciências Sociais: tendo em vista a urgência do restabelecimento de um diálogo entre várias disciplinas e vertentes. A obra utiliza, entre outros recursos analíticos, a tradução de alguns textos basilares, fundadores e exemplares desse percurso metodológico da escola histórico-religiosa. Na segunda, são aprofundadas algumas problemáticas do “religioso” ao longo da Antiguidade tardia, Idade Média, Renascimento e Idade Moderna, bem como conceitos que estruturaram o caminho universalizante e inclusivo do Ocidente (Direito, Religião, Civilização e Antropologia). No interior desse percurso, destaca-se a articulação entre Antropologia e História, a qual fez surgir tanto uma comparação sistemática entre culturas quanto a História das Religiões. A obra percorre, em termos gerais, as etapas, historicamente determinadas e a cada vez prioritárias, dos respectivos códigos de Direito, Religião, Civilização e Antropologia: neles se inscreve um percurso – não linear, evidentemente, mas historicamente complexo – através do qual se estruturou o caminho caracteristicamente universalizante e inclusivo do Ocidente. No interior desse percurso foi se impondo, de fato, a articulação cada vez mais significativa entre Antropologia e História que viu surgir, de um lado, a exigência de uma comparação sistemática entre culturas (histórica e diferentemente orientadas) e, de outro, com a exigência dessa comparação, a História das Religiões.

Título: História das religiões – Perspectiva histórico-comparativa
Autor: Adone Agnolin
Editora: Paulinas
Coleção: Repensando a Religião
Formato: 14,0 x 21,0
Páginas: 384
Código: 523852
ISBN: 9788535635188
Preço: R$ 41,90

O Autor
ADONE AGNOLIN formado em Filosofia e História das Religiões pela Universidade de Pádua (Itália), possui título de doutor em Sociologia e de pós-doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É professor de História Moderna (USP), atuando também na área de História das Religiões, História da Reforma e Contrarreforma, História das Missões (Jesuíticas), Catequese e Mediação Cultural: Europa, América e Ásia.

Onde comprar: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feministas menos religiosas?

A vida de Carlos Magno contada por um mago