Opiniões III - Aidan Kelly - Suas impressões de "A Bruxaria hoje".


Witchcraft Today é, no sentido real, um livro “encantador”. Eu acho que ninguém que seja sensível às questões religiosas e teológicas, quando entra em contato com ele pensa “Bem, talvez haja algo a ser dito sobre este tipo de religião”. O livro parecia retratar todas as áreas em que o Cristianismo moderno, e em particular a Igreja Católica Romana, era mais fraco durante a década de 50: Precisavam de um pequeno grupo de apoio muito mais do que organizações de massa; precisavam de uma ampla participação democrática, mais do que uma direção hierárquica; precisavam de uma igualdade completa entre homens e mulheres; precisavam de conceitos teológicos relativos a divindade feminina; precisavam de uma direção prática que ajudasse nos problemas pessoais  mais do que discursos morais sem uso prático. Claramente, a Igreja Católica Romana ainda não indo em direção a estas questões[1], e por um longo tempo não irá, alguns católicos desencantados encontrarão seu caminho na Arte – assim como judeus desencantados, cientistas cristãos, teosofistas, e outros.
            O que é mais notável em Witchcraft Today é que esta encantadora religião descrita de forma tão sedutora AINDA NÃO EXISTIA! (N.T caixa alta do autor). Como veremos bem na análise dos documentos Weschecke nos capítulos 7 e 8, em 1953 a “Arte” ainda era imaginada, existia somente na cabeça de Gardner e outros poucos como uma projeção do que eles esperavam criar no futuro. E incrivelmente, dentro de dez anos esta religião que eles tinham imaginado floresceu.



[1] Eu não estou dizendo que as igrejas protestantes são melhores, mas como um papista de berço, eu simplesmente não conheço muito sobre protestantes, apesar dos valentes esforços por parte de meus professores do GTU em enriquecer meus conhecimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Feministas menos religiosas?

A vida de Carlos Magno contada por um mago